quarta-feira, 11 de março de 2009

Extraviados - Diretas já!

CENA 1 – SÃO PAULO – VALE DO ANHANGABAÚ – EXTERIOR – NOITE
Caracteres: 16 DE ABRIL DE 1984
Flashback. Uma grande multidão, muitos segurando bandeiras do Brasil e cartazes pedindo pelas “Diretas já!”, e vestindo camisetas amarelas. Políticos discursam no palanque e são muito aplaudidos. O PAI DE MANUELITO abre caminho pela multidão, segurando MANUELITO CRIANÇA firme pela mão. O menino parece assustado.
OSMAR SANTOS
(em alto-falante)
O Anhangabaú já tem 1,7 milhão de pessoas!
O PAI DE MANUELITO pára e coloca o filho nos ombros.
PAI DE MANUELITO
Consegues espiar?
MANUELITO CRIANÇA
Estou a ver, papai.
POVO
Um, dois, três, quatro, cinco mil! Queremos eleger o Presidente do Brasil!
No palanque, DOUTOR U toma o microfone.
DOUTOR U
Cidadãos do meu país, daqui a alguns dias será votada a emenda Dante de Oliveira, a emenda das diretas...
PAI DE MANUELITO
Quem está a falar? Cá não se pode ver nada.
MANUELITO CRIANÇA
Não sei, papai, é um velhinho.
Close no Doutor U e corta para close no Manuelito Criança.
.
CENA 2 – ILHA – ACAMPAMENTO – EXTERIOR – DIA
Doutor U está numa elevação, discursando, no meio de uma dúzia de pessoas.
DOUTOR U
Basta, meus amigos! Chegou a hora de acabarmos com a tirania que viceja desde tempos imemoriais nessa ilha. O povo desta ilha está cansado de desmandos, opressão, truculência, desrespeito. O povo desta ilha quer o autogoverno, quer decidir por si mesmo os rumos do seu destino. Chega desta patifaria! Chega desta bruxaria! Chega de engodos! Chega...
Doutor interrompe seu discurso com a chegada de BODHI e MANUELITO. Close em Manuelito.
DOUTOR U
Amigo estadunidense, seja benvindo. Posso acreditar que você desistiu de viver isolado e resolveu aderir à nossa luta.
BODHI
Não, Doutor U, minha vida é o surfe, não me interesso por política.
DOUTOR U
Ah, meu amigo, quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida. Mas quem é esse que te acompanha?
MANUELITO
(incrédulo e gaguejando)
Meu nome é Manuelito, mas o senhor não é aquele político famoso que...
DOUTOR U
Você parece surpreso. Meu desaparecimento deve ter causado grande comoção lá fora. No início eu tentei sair daqui de todas as formas, ainda estava apegado à minha vida anterior, mas logo descobri, entre esse povo tão oprimido, que eu tinha uma nova missão.
MANUELITO
Mas quem os está a oprimir?
DOUTOR U
Aqueles que sempre o fizeram, os donos do poder nesta terra, os Mesmos de sempre.
MANUELITO
E não existem meios de sair deste lugar?
DOUTOR U
Eu não disse isso. Apenas parei de procurar. Mas vejo que o seu grande desejo é sair daqui. Não o censuro. Não conheço ninguém que já tenha saído, mas a Grande Feiticeira conhece todos os segredos desta ilha.
MANUELITO
O senhor pode me levar até ela? Ela me ajudará?
DOUTOR U
Levá-lo, sim. Quanto a ela ajudá-lo... Meu amigo, ela é a líder dos Mesmos, é justamente contra ela que estamos lutando. Vai ser difícil dobrá-la. Uma luta às vezes dura toda uma vida.
.
CENA 3 - BRASÍLIA – CONGRESSO NACIONAL – INTERIOR - NOITE
Caracteres: 5 DE OUTUBRO DE 1988
Flashback. O plenário da Câmara dos Deputados está lotado. Muitos flashes das máquinas fotográficas da imprensa. DOUTOR U, ao centro da mesa, com a Constituição Federal nas mãos, fica de pé e inicia seu discurso ao microfone.
DOUTOR U
Chegamos! Esperamos a Constituição como o vigia espera a aurora. Bem-aventurados os que chegam. Não nos desencaminhamos na longa marcha, não nos desmoralizamos capitulando ante pressões aliciadoras e comprometedoras, não desertamos, não caímos no caminho.
Entre os presentes, ANTONIETA Marquesine e H. BRANDÃO, duas senhoras impecavelmente vestidas, com crachás da imprensa, tentam encontrar o melhor lugar para assistir ao discurso. Conversam com dificuldade.
H. BRANDÃO
Amiga, tenho certeza de que esse é um momento histórico. É algo que vou contar pros meus netos.
ANTONIETA
Sim, tudo começa hoje, você nem faz idéia. Mas querida, você não tem netos, você nunca quis ter filhos, só pra parecer moderninha.
H. BRANDÃO
Mas tenho os meus meninos da creche, você sabe que sou como uma avó pra eles. Pelo menos não tenho o útero seco. E não me xingue, que fui eu que consegui essas credenciais com meu namorado daquele jornal.
ANTONIETA
Shhhh... estamos perdendo o discurso.
DOUTOR U
...que este Plenário não abrigue outra Assembléia Nacional Constituinte. Porque, antes da Constituinte, a ditadura já teria trancado as portas desta Casa. Político, sou caçador de nuvens. Já fui caçado por tempestades. Uma delas, benfazeja, me colocou no topo desta montanha de sonho e de glória. Tive mais do que pedi, cheguei mais longe do que mereço. Foi a sociedade, mobilizada nos colossais comícios das Diretas-Já, que, pela transição e pela mudança, derrotou o Estado usurpador. Termino com as palavras com que comecei esta fala: a Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja nosso grito: Mudar para vencer! Muda, Brasil!
Aplausos e muitos flashes de máquinas fotográficas.
.
CENA 4 – ILHA – EXTERIOR – ANOITECENDO
O grupo do Doutor U caminha pela mata.
MANUELITO
Doutor, queira perdoar-me a indiscrição, mas o senhor está muito bem de saúde pra quem já passou dos noventa anos.
DOUTOR U
(sorrindo)
São os ares benfazejos e as boas águas dessa ilha. Você ainda presenciará muitos milagres aqui, filho.
Manuelito ouve um leve ruído, parecendo uma música.
MANUELITO
Vós estais a ouvir isso?
O ruído aumenta e todos começam a ouvir, ficando visivelmente transtornados.
BODHI
Ah não, é por isso que não venho pra esse lado da ilha.
O ruído aumenta mais. Agora pode-se discernir claramente a abertura de “O Guarani”, de Carlos Gomes.
DOUTOR U
É a Voz! Corram todos, corram o mais longe que puderem!
Todos correm e se dispersam. A voz parece aumentar cada vez mais. Manuelito aumenta as passadas e a voz diminui, parecendo distante. Ela para de correr e percebe que está perdido.
MANUELITO (OFF)
Está muito escuro aqui. Naturalmente, se já são dezenove horas. Mas como sei que são dezenove horas?
Manuelito olha para o lado e vê um hipopótamo encarando-o. Troveja e Manuelito se distrai. O hipopótamo não está mais lá. Começa a chover.
.
CENA 5 – ILHA – EXTERIOR – NOITE
O restante do grupo consegue se reunir. Começa a chover muito forte.
BODHI
Falta o portuga. Como vamos achá-lo no meio dessa tempestade?
Doutor U olha para cima e sente a chuva em seu rosto.
.
CENA 6 - ANGRA DOS REIS – CASA DE PRAIA DE LUÍS - INTERIOR – DIA
Caracteres: 12 DE OUTUBRO DE 1992
Flashback. Doutor U conversa ao telefone.
DOUTOR U
Exato, Presidente, o partido deve parar de pressionar por cargos no ministério. (pausa) Sim, eu me esforçarei pra isso, reafirmo o meu compromisso com a manutenção da governabilidade. (pausa) Então, até breve, Presidente.
(desligando e virando-se para RENATO)
Então, meu caro Renato, temos que discutir aquele ponto sobre a campanha. Eu não acho que o parlamentarismo...
No sofá, à parte, SENHORA U e SENHORA S. Doutor U, Renato, DOUTOR S e LUÍS conversam ao fundo.
SENHORA S
Mas o Dr. U não pára, sempre com o mesmo vigor.
SENHORA U
Ele é incansável mesmo, sempre em busca de novos desafios.
.
CENA 7 - ANGRA DOS REIS – CASA DE PRAIA DE LUÍS – EXTERIOR – DIA
Doutor U, Doutor S e suas esposas se despedem de Luís e Renato. Ao fundo, um helicóptero aguarda ligado.
DOUTOR U
Obrigado pelo final de semana, meu amigo.
LUÍS
Mas você quase não descansou, trabalhou o tempo todo.
DOUTOR U
É preciso, meu amigo, é preciso. Esse país ainda tem muito o que melhorar, e é preciso uma luta constante.
.
CENA 8 - ALTO MAR – HELICÓPTERO – INTERIOR – DIA
Helicóptero sobrevoa o mar no meio de fortes chuvas. Turbulência. Senhora U e Senhora S estão apreensivas e rezam. Doutor U e Doutor S apertam as mãos delas. Close no Doutor U, olhando pela janela, alternando com flashes dos seus discursos nas cenas 1 e 3.
DOUTOR U (OFF)
(sobre flashes que se alternam)
Eu não quero morrer de raiva, nem de mágoa, nem de doença. Eu quero morrer na luta. Político, sou caçador de nuvens. Já fui caçado por tempestades. Uma delas, benfazeja, me colocou no topo desta montanha de sonho e de glória. Tive mais do que pedi, cheguei mais longe do que mereço.
Câmera desvia do Doutor U para a parte externa, onde a chuva não permite distinguir nada.

Nenhum comentário: