quarta-feira, 27 de maio de 2009

EXTRAviados - The making of

México. Uma ilha paradisíaca. Sol, chuva, vento, picadas de mosquito. Nada de javalis, mas muitas criações de porcos. E vários meios de transporte para reunir um elenco estelar no maior sucesso de público e crítica do ano. Cheire um pouco de pó de pirlimpimpim, surfe na Grande Onda, pegue um helicóptero numa tempestade, ou um cruzeiro turístico, enfim, dê o seu jeito e não chegue a seu destino, tornando-se mais um dos Extraviados.
A série do ano. Atualizada de acordo com a reforma ortográfica, mas convivendo com a ortografia antiga ainda em vigor, conforme se trate do presente ou de flashbacks, os roteiristas de Extraviados utilizaram múltiplas referências. Literatura universal e brasileira, adulta e infantil. A história da televisão e da propaganda brasileiras. Os grandes sucessos do cinema e da televisão norteamericanas. Fatos nunca revelados dos bastidores da sinistra política nacional. A religiosidade popular lagunense. Mistérios da meia-noite que voam longe... e que conquistaram uma legião da boa vontade de fãs na Terra de Santa Cruz e alhures, especialmente nos países de língua portuguesa e na Espanha.
"Foi maravilhoso participar desse projeto único", disse a atriz brasileiro-espanhola BOA, que fez uma participação especial nesta temporada, no papel dela mesma.
Uma das principais locações foi uma ilha intocada do México, onde a equipe passou o que nenhum ferro passou.
"Filmávamos muitas horas por dia, debaixo de um sol de rachar. Bah, aquele calor, como sua a...", gracejou o ator que interpreta Sandro Patrício.
Mas a equipe logo aprendeu com a população nativa e adotou os hábitos locais para melhor conviver naquele clima: passaram a tirar longas siestas após o almoço, até o meio da tarde, à sombra das árvores. Isso atrasou consideravelmente as gravações, especialmente por culpa dos roteiristas, que perdiam horas e horas dormindo e não escreviam os episódios em tempo. Muitos acharam que fosse uma nova greve dos roteiristas, agora sindicalizados no México, mas foi apenas preguiça e lomba mesmo. Por conta disso, Extraviados quase foi cancelada já no quarto episódio.
"A bem da verdade, passamos por muitos maus bocados durante toda a produção. Penso que só concluímos os trabalhos porque a equipe era muito dedicada e as ideias eram estimulantes", confessa o ator que interpreta Manuelito.
E esses meses não foram mesmo fáceis para o elenco e os produtores. Muitos tiveram problemas gastrointestinais com a comida apimentada e os feijões saltitantes. Alguns atores não apareciam pra gravar. Uma das atrizes veteranas ia dançar todas as noites e no dia seguinte mandava trazer um atestado médico, pra não gravar. Só não foi demitida porque seu personagem é muito importante para a mitologia da série. E dizem as boas línguas que alguns quase foram cortados da série porque apareciam pra gravar frequentemente de porre.
"Dizem que toda noite tinha festa regada a muita tequila. Mas eu nunca fui, só ouvi dizer. Também não sei quem foi, não gosto de fazer maledicência", desconversa a atriz que interpreta H. Brandão.
Houve o caso comovente do integrante que ficou afastado por problemas no pâncreas, mas que completou a temporada com muita garra.
Quando tudo parecia superado, metade da equipe foi acometida pela famigerada e temida gripe A. Para os íntimos, gripe suína. Foram momentos de intensa preocupação, o elenco passou por uma longa quarentena, recebendo alimentos e medicamentos por via aérea, lançados pelo exército mexicano. Nos estúdios da TVS, chegou-se a cogitar de abortar o projeto.
"Seria lamentável terminar a série de uma hora pra outra, com tantas pontas soltas. Nós não aceitaríamos isso", disse com misto de indignação e alívio ZB, brasileira fanática pela série.
Mas a genialidade da série e o esforço conjunto superaram todos os contratempos. Entre problemas com os correios, pandemias globais, ameaças nucleares de ditadores malucos parecidos com o Chico César e outras desventuras em série, Extraviados chegou ao seu season finale com recordes de audiência, sucesso de público e crítica. Inteligência, aventura, mistérios, reviravoltas surpreendentes e um refinado senso jurídico-crítico fazem dela a maior série da atualidade. Tudo pode acontecer nesta emocionante história de pessoas extraviadas numa ilha misteriosa.
A famosa médium Mãe Lilizinha do Canto B já foi chamada para abençoar o set de filmagens para a próxima temporada, pra esconjurar o mau olhado e evitar a repetição de tantos infortúnios. Mas a vidente já advertiu: "Sinto que outra grande tragédia se aproxima. E será em breve."
E agora, quem poderá nos ajudar?
.
Eeeeeu! Atchim!

Nenhum comentário: