31/05/2009
Última sobrevivente do Titanic morre aos 97 anos na Inglaterra
Millvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio mais famoso do mundo, o do Titanic, morreu neste domingo (31) na Inglaterra, aos 97 anos, anunciou a imprensa britânica.
Dean tinha apenas dois meses quando aconteceu a tragédia no Atlântico, quando o navio se chocou com um iceberg. Sua família tentava emigrar para o Kansas, nos Estados Unidos, para começar uma nova.
A mãe e um irmão haviam também sobrevivido, mas Millvina Dean perdeu o pai no naufrágio, somando-se aos 1.500 mortos. Nascida em 12 de fevereiro de 1912, ela era a mais jovem passageira a embarcar no Titanic.
.
História difícil
Após o naufrágio, retornou com a família a Southampton. Segundo o site Encyclopedia Titanica (ET), Dean trabalhou como cartógrafa para o governo durante a 2ª Guerra Mundial e, depois, para uma empresa de engenharia.
Os restos do transatlântico foram descobertos em 1985 e, a partir daí, vivia sendo solicitada para documentários e entrevistas. Em 1997, aceitou um lugar no navio Queen Elizabeth 2 para concluir a viagem tragicamente interrompida.
Mas chegou a recusar um convite para a estreia do filme "Titanic", muito emocionante para ela. Ela mal conseguia pagar as contas da casa de repouso onde vivia.
Em outubro de 2008, conseguiu coletar 31,1 mil libras (quase R$ 100 mil) após ter leiloado objetos vindos do navio ou que remontavam à época. Foi obrigada a vender uma valise de mais de um século cheia de roupas dadas à sua família por moradores de Nova York quando chegou aos Estados Unidos após ter sido socorrida.
Após os leilões, amigos e membros da British Titanic Society e da Belfast Titanic Society se mobilizaram para ajudá-la. Entre os doadores figuravam os atores Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, astros do filme "Titanic". Os dois e o diretor do filme, James Cameron, chegaram a doar US$ 30 mil no total.
A última sobrevivente americana, Lillian Asplund, morreu em maio de 2006 aos 99 anos. Ela tinha cinco anos no momento do naufrágio.
O Titanic, famoso pelo luxo de suas instalações, foi construído com a finalidade de servir de transporte entre os Estados Unidos e Europa pela empresa britânica White Star Line. Era notável por suas dimensões, na época.
O acidente ocorreu na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril de 1912 e só foi descoberto em terra graças a um radioamador que escutou os pedidos de socorro, em Nova Jersey. O Titanic afundou em sua viagem inaugural, quando fazia o trajeto entre Southampton (Inglaterra) e Nova York.
.
01/06/2009
Avião da Air France desaparece do controle aéreo no litoral brasileiro
Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle aéreo no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim), no Rio, e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por volta das 11h local (6h de Brasília).
Segundo a Air France, o avião é um Airbus A330 e levava 216 passageiros e 12 tripulantes.
"A preocupação é muito grande. O avião desapareceu dos monitores de controle há várias horas. Pode ser uma falha técnica dos radares, mas este tipo de avaria é pouco comum e o avião não pousou às 11h10 como estava previsto", declarou uma fonte aeroportuária.
A Aeronáutica informou que as buscas serão feitas no oceano Atlântico. Inicialmente, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) deve refazer o percurso do Airbus da companhia aérea. O último contato entre os ocupantes da aeronave e o Brasil foi feito ainda na noite de ontem.
De acordo com a Aeronáutica, a região onde ocorreu o desaparecimento não tem radares, e a comunicação é feita por rádios de longo alcance. A FAB informou que tenta identificar a distância aproximada do desaparecimento, a partir de Recife (PE).
Em entrevista à TV Globo, o tenente-coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wender, chefe da divisão de relacionamento com a imprensa da FAB, afirmou que aeronave sumiu no rumo entre o Nordeste brasileiro e a Europa, na Ilha do Sal. Munhoz explicou ainda que o departamento de controle do espaço aéreo tem uma cobertura que corresponde a três vezes a dimensão do Brasil.
Em nota, a Air France informou que "divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas". "Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2, assim como no do Galeão", diz a nota.
.
03/06/2009
Submarino que encontrou Titanic será usado em busca de caixa-preta do avião da Air France
O minissubmarino francês Nautile, usado em operações de busca das carcaças do Titanic, deverá participar do resgate das caixas-pretas do avião da Air France que caiu no Atlântico na segunda-feira.
O Nautile, que também ajudou nas buscas pelo petroleiro Prestige, que causou um desastre ecológico na Europa em 2002, está sendo levado para o local onde os destroços do avião foram vistos, a cerca de 700 km de Fernando de Noronha, pelo navio francês Pourquoi Pas.
O minissubmarino, normalmente operado por dois pilotos e um observador, é equipado com braços motores e pinças e pertence ao Instituto Francês de Pesquisas para a Exploração do Mar (Ifremer, na sigla em francês). Ele deve integrar as operações de busca a pedido do governo francês.
O Nautile foi o primeiro submarino a alcançar a carcaça do Titanic, que estava no fundo do mar desde 1912, depois que o navio foi detectado por sonares franceses no Atlântico Norte.
Desde o início de suas operações, em 1984, o Nautile já realizou mais de 1.500 trabalhos de busca. O submarino pode mergulhar a profundidades de até 6.000 metros.
O ministro francês dos Transportes, Jean-Louis Borloo, solicitou que o navio Pourquoi pas, em missão nos Açores, se dirija imediatamente ao local das buscas para ficar à disposição do núcleo de coordenação do Estado Maior das Forças Armadas da França.
O Pourquoi Pas deve chegar à área em oito dias, disse à BBC Brasil o porta-voz do Estado Maior das Forças Armadas da França, comandante Christophe Prazuck.
A missão do Pourquoi Pas é tentar localizar e recuperar as caixas-pretas do avião da Air France.
Com esse navio equipado de um robô e do minissubmarino Nautile, o governo francês quer reforçar os meios mobilizados na realização das buscas.
.
Caixas-pretas
O objetivo prioritário é recuperar as caixas-pretas do avião, que emitem sinais durante 30 dias. Para isso, a primeira tarefa será localizar de maneira mais precisa a possível área onde o aparelho caiu, afirma Olivier Lefort, diretor de operações navais do Ifremer.
Segundo Lefort, a área em que foram encontrados destroços do avião vai servir de ponto de partida para calcular o possível o ponto de impacto da nave.
Quando a área em que estão as caixas-pretas for localizada, o que pode ocorrer inclusive com a utilização de um sonar, os dois equipamentos a bordo do Pourquoi Pas, o submarino Nautile e o robô Victor, devem ser acionados para recuperá-las.
Na avaliação do diretor do Ifremer, o Nautile, equipado com um sonar lateral, é melhor adaptado às operações de localização, já que o submarino é ocupado por dois pilotos e um observador.
"O olho humano tem maior precisão do que as câmeras de vídeo e de foto do robô", afirma Lefort.Mas tanto o Nautile quanto o robô não podem serrar a fuselagem do avião, se for necessário.
.
I was just wondering if you had found the "Heart of the Ocean" yet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário