quarta-feira, 12 de março de 2008

A caravela amarela - 04 a 09/01/2008

LONDRES - AMSTERDAM - VOLENDAM - AMSTERDAM
Existe um país onde as mulheres são lindas, a cerveja é ótima e o futebol é a paixão nacional.
Existe um país com uma multiplicidade étnica, social e cultural como não se vê em nenhuma outra parte, que recebe amistosamente a vasta comunidade internacional e dá muitas oportunidades aos que falam a sua conhecidíssima língua. Onde a cada esquina se encontra um restaurante indonésio em que se pode almoçar ao som de uma música animada e sensual... a caribenha.
Existe um país onde as pessoas adoram viajar e conhecer lugares exóticos, e onde as agências lucram muito com pacotes turísticos para o... Suriname! E onde todos os “surinamitas” desfavorecidos que não sabem falar inglês vão tentar a vida.
Existe um país conhecido internacionalmente pelo turismo sexual. Aonde moças de todas as procedências vão realizar o seu sonho. Lá chegando, sem dinheiro e sem falar o idioma local (fato deveras curioso por ser tão facilmente assimilável), elas passam por sérias dificuldades e acabam encontrando... a prostituição. Mas exercem esse respeitável ofício com dignidade e conforto, debaixo de um teto, a salvo das intempéries e protegidas por seguranças, ao amparo da lei. As ruas onde trabalham são populares, iluminadas com luzes vermelhas, com vários estabelecimentos comerciais congêneres, como lojas de vídeos pornôs e shows de sexo explícito, que em tudo contribuem para criar um ambiente familiar, freqüentando por homens e mulheres de todas as idades. A maioria dessas donzelas, européias, asiáticas, latino-americanas e principalmente “surinamitas”, não é exatamente “bem apanhada”, mas se esforça para agradar nativos e turistas com simpatia, sorrisos e olhares inocentes.
Existe um país onde o trânsito é caótico, não se sabe o que é rua e o que é calçada, e você tem vários oportunidades de ser atropelado por dia, pelos mais variados e estranhos meios de transportes (bicicletas, carros e uns trenzinhos elétricos monstruosos que aparecem do nada e quase te matam de susto). Ai, que susto!
Por falar nisso, existe um país onde você sempre pode testar, e lá pode mesmo, os ensinamentos de uma certa senhora conhecida do YouTube, mas sempre lembrando: “ah, se fosse o meeeu...”
Existe um país onde meninas sofridas mas muito inteligentes ficam famosas publicando diários, que depois viram filmes e documentários, ainda que postumamente.
Existe um país onde os pintores são geniais e sabem disso. Não querem nem ouvir os críticos e cortam as próprias orelhas.
Existe um país onde os loucos do mundo inteiro se reúnem, o paraíso dos Amigos do Desconstrutor e daqueles que, se o conhecessem, também seriam seus amigos. Onde o amor pela cultura e pela natureza são tão grandes que a tudo dedicam um museu, até mesmo às ervas.
Existe um país onde 12 homens já se reuniram em coffee shops para gravar cenas de um filme famoso e saíram de lá sem lembrar qual era o segredo. Pelo menos o dono do Dampkring gostou, pois seu estabelecimento, em meio a tanta concorrência, ficou conhecido.
Existe um país onde você pode fazer um tour por vilas típicas de pescadores e fazendeiros típicos, visitando fábricas de tamancos típicos, degustando (e enchendo a barriga) com uma grande variedade de queijos típicos, e tendo por guia a irmã perdida da... Geórgia Gomide! Lembram dela? Ah, não tem importância.
Existe um país onde, a qualquer época do ano e com qualquer clima, você sempre pode se maravilhar com a beleza e a multiplicidade de cores das tulipas. Bom, pra falar a verdade, não é bem assim.
Existe um país que bem poderia estar todo debaixo d'água, mas que graças a um eficiente sistema de diques, construído pela garra de um povo guerreiro, elevou-se acima das águas e das dificuldades.
Este país... é a Holanda! Mas Países Baixos, por diversas razões, é um nome bem mais apropriado.
Pense no Suriname. Reze pelo Suriname.

E por trás das vitrines havia a prostituição

Um comentário:

ceiç@ disse...

Menino, adorei seu texto sobre a Holanda. Q bom humor vc tem e escreve muiiito bem, adorei seu estilo! Moro em Amsterdam q por sinal tem varios moinhos, inclusive bem perto da minha casa, rsrsr.
Qdo vc voltar eu te mostro.
Parabens!