quarta-feira, 21 de maio de 2008

Casca dura, bicho mole

NOTA DE FALECIMENTO (16.08.2003)
Familiares e amigos da ilustre tartaruga CIRO FLAMARION CARDOSO com pesar comunicam o seu falecimento neste sábado, dia 16 de agosto, de falência múltipla dos órgãos tartaruguísticos, com um ano e meio de idade.
Ciro Flamarion, a tartaruga, há alguns dias (646, exatamente...) não vinha fazendo nada além de comer e dormir. Neste fim de semana, ao tomar consciência do estado de saúde de seu colega e mentor Charles Bronson, sofreu uma síncope fatal. Morreu como sempre viveu: dormindo.
Ciro, tartaruga de influências marxistas, foi jornalista, poeta e pintor. Comeu seus primeiros camarõezinhos aos 2 dias de idade e mordeu meu dedão no quarto dia. Em seu testamento, legou a este que vos fala toda a sua coleção de pedrinhas do aquaterrário, 150g de camarõezinhos asiáticos defumados, seus CD´s do Frank Sinatra e uma foto autografada do Flipper. Solteiro, não deixou filhotinhos.
Seu enterro será neste sábado, no quintal de minha casa, segundo pé de roseira à esquerda, entre o pé de tamarindo e a maria-sem-vergonha.
Suas últimas palavras foram: "Mais luz! Mais luz!"
CIRO FLAMARION CARDOSO (a tartaruga...)
Enfim, fóssil...
+16/08/03
Saudades...
F., desconsolado (schuif...)
.
NOTA DE NASCIMENTO (21.06.2004)
É com imenso prazer e satisfação que venho por via desta comunicar-lhes o nascimento de
NICOLAU SEVCENKO, a tartaruga.
Ele nasceu bem, pesando 100g, medindo menos de 10 cm de altura e sua primeira travessura foi morder meu dedão pensando que era camarãozinho. Suas primeiras palavras foram: "gaaf" e "moof", que interpretei como uma representação da História da Literatura e das tensões sociais presentes na Primeira República brasileira. Seu batizado será hoje à tarde em sua residência oficial, o aquaterrário da Granja do Vidro Quebrado, esquina com minha mesinha do computador, seguindo toda vida até minha coleção de gibis, com direito a confabulações degustativas (camarãozinho, ração e alface). Neste momento de júbilo, lembramos do saudoso Ciro Flamarion Cardoso, a tartaruga, falecido em decorrência de pneumonia e falência múltipla dos órgãos no ano que se findou.
Atenciosamente,
Seus pais,
F.M. e L.M.M.
Florianópolis, 21 de Junho de 2004. (veranico, temperatura 21º, umidade relativa do ar: indefinida)
.
HOMENAGEM (15.05.2008)
Atualmente Nicolau Sevcenko está vivo e forte e em seu tempo livre (leia-se, quando não está dormindo ou comendo) dedica-se à jardinagem, ao ponto-cruz e ao boxe tailandês.
Aproveito a ocasião para prestar uma singela homenagem ao finado Ciro Flamarion Cardoso, pois amanhã completará 5 anos e 5 meses de sua morte.
F.

Sevcenko ponderando sobre sua nova obra: Literatura como missão ou Minha cabeça não é feita de chocolate, estúpida!

Nenhum comentário: