quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Pessoas boas - Servília dos Júnios

Servília dos Júnios pertence a uma das famílias patrícias mais antigas e poderosas de Roma. Diz-se que seus ancestrais fundaram a república. Há anos é amante de César. Átia dos Júlios, sobrinha de César, humilha-a publicamente para separá-los, e consegue o seu intento. César rejeita Servília para manter seu casamento, uma vez que a influência e o dinheiro da família de sua esposa são mais importantes para seus planos.
Servília, então, inicia uma trajetória de vingança, engendrando maquinações políticas, conspirações e evocando maldições contra César e Átia, chamando seus deuses familiares. Primeiro, Servília amaldiçoa César:
Deuses dos Júnios, com essa oferenda eu invoco Tyche, Megera e Nêmesis para que elas possam testemunhar essa maldição. Pelos espíritos de meus ancestrais eu amaldiçoo Caio Júlio César. Que seu pênis murche. Que seus ossos quebrem. Que ele veja seus legionários afogarem-se em seu próprio sangue. Deuses dos Júnios, eu lhes ofereço seus lábios, sua boca, sua respiração, sua fala, suas mãos, seu coração, seu estômago. Deuses do Inferno, façam-no sofrer profundamente, e eu me alegrarei e lhes farei sacrifícios.
Depois, amaldiçoa Átia:
Pelos espíritos de meus ancestrais eu amaldiçoo Átia dos Júlios. Que os cães a violentem. Que seus filhos morram e suas casas queimem. Que ela tenha uma vida longa de amargura, miséria e vergonha. Deuses do Inferno, eu lhes ofereço seus lábios, sua cabeça, sua boca, sua respiração, sua fala, seu coração, seu fígado, seu estômago. Deuses do Inferno, façam-na sofrer profundamente, e eu me alegrarei e lhes farei sacrifícios.
Ambas as maldições foram evocadas enquanto ela as gravava em um pergaminho de chumbo. Os pergaminhos foram então enrolados e dados à sua escrava, que os escondeu dentro de fendas nas paredes das casas das vítimas de Servília. Sua maldição final precedeu seu suicídio em frente à casa de Átia:
Deuses das trevas, eu sou Servília, dos mais antigos e sagrados Júnios, de cujos ossos as sete colinas de Roma foram feitas. Eu os invoco para me ouvir. Amaldiçoem essa mulher! Enviem-na amargura e desespero por toda sua vida. Que ela prove nada além de cinza e ferro. Deuses do Inferno, tudo o que eu tenho eu lhes dou em sacrifício se me atenderem.
Servília dos Júnios é uma pessoa boa.

Atia of the Julii, I call for justice

Nenhum comentário: