quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Diários sem motocicleta - 17 a 22/10/2005

CUSCO – MACHU PICCHU – AGUAS CALIENTES – CUSCO – LIMA – BUENOS AIRES - FLORIANÓPOLIS
Mais uma vez recorro ao Zé Simao: voces pensam que o Peru é mole? E mole, mas sobe.
Bom, sobrevivi ao caminho Inca, mas confesso pra voces: o Peru é duro. O primeiro dia foi tranquilo, na verdade a gente comeca a caminhar por volta de 13:00 h, depois de uma interminável viagem de onibus. O grupo era legalzinho: eu, dois rapazes norte-americanos (um deles missionário na Bolívia!!!), tres meninas canadenses, um casal (ele ingles, ela irlandesa), uma australiana-mala (lembrava um pouco aquela Karine da FAED, pra quem conhece), e dois velhoes (bem mais de trinta, segundo certos critérios) gaúchos. Um deles era muito divertido e só falava putaria; me senti em casa.
O segundo dia foi realmente duro: nao é fácil subir 5 horas no peru, e depois descer 1 hora e meia, cheguei no acampamento acabado. Em resumo: o Peru me deu uma canseira. Detalhe: a maior parte do tempo choveu.
No terceiro dia anda-se um pouco mais do que no segundo, mas nao parece, pois o trecho é bem mais light. A chuva nao era mais um detalhe: choveu o dia inteiro. Ou seja, nao se preocupem com a minha saúde, fui obrigado a usar camisinha (capa de chuva) no Peru.
No quarto dia, me converti ao grande Viracocha, o deus criador, que prove todas as coisas. Digo isso porque acordamos as 4 da manha e nao chovia. Uma leve garoa depois das 5:30, quando abre o posto de controle (um de vários) de Machu Picchu. A medida que nos aproximávamos de Inti Puntu (acho que é isso, Porta do Sol), eu ficava cada vez mais feliz, nao por chegar a Machu Picchu, mas porque chegaria aparentemente com sol. E foi o que aconteceu. Na Porta do Sol, nao se via o lugar direito, pois tinha muita neblina, mas o sol foi aparecendo e desfrutamos de um lindo dia na cidade sagrada.
O resto foi uma interminável volta pra casa. Mas, quando pensava que já tinha visto de tudo nesse país, tive mais uma experiencia estética. Ontem, quando voltava para Cusco (onde penetraria pela última vez), de trem, comeca uma figura mascarada e fantasiada com roupas coloridas a dancar no onibus. Até aí tudo bem, normaaal!!! Depois, uma gravacao comeca a falar das qualidades da la de alpaca. Nao dei nenhuma importancia, parecia uma simples propaganda. Mas eis que os "comissários de bordo" do trem (nao sei o termo correto) comecaram a desfilar com várias blusas feitas de la de alpaca. A guria até que era bem despachada, mas o cara estava completamente sem graca (mesmo fazendo isso provavelmente pela enesima vez). Era praticamente o MACHU PICCHU FASHION WEEK!!! Eu ria sozinho.
E o pior é que voce tem que fazer a trilha toda segurando na vara, quer dizer, no cajado. Ah, vou me embora desse país pornográfico. Chego amanha, provavelmente a tempo de justificar o meu voto no referendo. Votem conscientes.
Que o Grande Viracocha os abencoe!

Adonai

Nenhum comentário: